quinta-feira, 29 de maio de 2008

Manejo sustentável de propriedades rurais é tema de palestra no Avistar2008

Durante os dias 22 a 25 de maio aconteceu no Parque Villa-Lobos em São Paulo, a terceira edição do Encontro Brasileiro de Observação de Aves – Avistar2008. Nos quatro dias de programação foram promovidas palestras, feira, atividades culturais e mini-cursos, além de atividades infantis. Tudo inserido dentro da imensa área verde do parque, que abriga mais de quarenta espécies de aves.

A convivência harmônica entre produção agropecuária e ecologia, foi um dos temas tratados em palestra.. O proprietário das fazendas Cabeceira do Prata e Estância Mimosa, Eduardo Folley Coelho, apresentou o trabalho feito em suas propriedades e o empenho em manter caminhando juntos a atividade turística, a produção agropecuária e a preservação ecológica. As fazendas oferecem passeios turísticos famosos na região de Jardim e Bonito, como a flutuação do Recanto Ecológico Rio da Prata e a trilha interpretativa, acompanhada de banhos de cachoeiras oferecidos pela Estância Mimosa Ecoturismo.

Medidas como manejo adequado do solo, armazenamento de sementes, não usar queimadas como forma de pastagem, preservação de árvores que servem de refúgio para pássaros, formação de corredores de fauna, reciclagem de nutrientes do solo, plantio de mudas nativas, uso de medicamentos veterinários em insumos agrícolas que não prejudicam a natureza e conservação ambiental através da criação de RPPNs – Reserva Particular de Patrimônio Natural – são algumas das medidas cultivadas pelo proprietário das fazendas a fim de manter a fauna e flora nativas da região.

Além de oferecer atividade turística, as fazendas ainda são berço da produção de pecuária de corte e leite, criação de ovinos, suínos e galinhas, para consumo interno da fazenda, além do cultivo da horta orgânica, também para ser consumida internamente, não só por funcionários, mas também por turistas que passam pela propriedade em busca de contato com a natureza.

Organizado em parceria com as entidades de pesquisa e conservação de aves, o Avistar 2008 visa divulgar a observação como atividades de lazer, educação e turismo sustentável. Consciente da importância da ação ambiental, o evento vai destinar parte de sua renda a projetos de conservação da avifauna brasileira, selecionados e apoiados pela Fundação O Boticário de Preservação da Natureza.


Nenhum comentário: