quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Deslumbre-se com o Buraco das Araras em Jardim - MS

O Buraco das Araras, no município de Jardim, em Mato Grosso do Sul, atrai turistas do Brasil e de várias partes do mundo o ano inteiro para contemplar a beleza e a tranqüilidade do lugar, uma gigantesca cratera com aproximadamente 500 metros de diâmetros e 100 metros de profundidade no meio do cerrado.

"Todo dia tem gente querendo fazer o passeio que dura em média uma hora", conta Rooswelt Sampaio, responsável pelo receptivo aos turistas no Buraco das Araras, que fica na Fazenda Alegria, distante 28 Km de Jardim. Segundo ele, pelo menos 30% dos visitantes são estrangeiros vindos de várias partes do mundo.

A conservação do ambiente natural é conciliada com a visitação da área. Os passeios são feitos com o acompanhamento de monitor em grupos de no máximo dez pessoas por vez em intervalos de 15 minutos, tempo suficiente para as instruções básicas sobre as regras que o visitante deve seguir durante o percurso e no próprio Buraco das Araras, que ganhou esse nome em razão do grande número de araras que habitam o local e fazem verdadeiros espetáculos.

O acesso é pela BR-267, sentido Porto Murtinho. Assim que o visitante chega ao estacionamento do receptivo, a 400 metros do Buraco, já pode vislumbrar todo um cenário de beleza com as características da fauna e da flora do cerrado. Na etapa seguinte, depois de ser devidamente orientado pelo monitor, o turista tem pela frente cerca de 900 metros de caminhada ecológica até chegar aos mirantes com vista privilegiada do Buraco das Araras, ambos especialmente instalados para contemplação e fotografias. "Aqui quem esquece a máquina fotográfica se arrepende", comentou Rooswelt Sampaio.

A descida de rapel não faz mais parte da programação do passeio desde 2006. Era uma boa alternativa para uma visão panorâmica do interior do buraco e das araras e outras aves que retornam sempre ao final do dia. Atualmente a descida é feita apenas para pesquisa científica. O fim do rapel como atividade turística tem a ver com a preservação do ambiente, considerando que as aves fazem ninho na parede do buraco e a ação de descer e subir sempre trazia perturbação aos animais.

Serviço

No período de reprodução, de maio a dezembro, as araras permanecem durante o dia todo no buraco. De janeiro a abril as araras permanecem no buraco até o meio da tarde, depois saem e só retornam a partir das 16h30. É o período em que os filhotes já estão voando. Os horários da manhã são muito bons para se ver araras e outros pássaros.

O acesso a Jardim a partir de Campo Grande pode ser via Aquidauana (280 KM pela BR-262) ou Via Sidrolândia (233 KM pela BR-060). De Jardim ao Buraco das Araras são 28 KM pela BR-267, sentido Porto Murtinho.

Horário de funcionamento: Diariamente, das 7h30 às 17h

Visitação: Por pessoa custa R$ 25 na alta temporada e R$ 20 na baixa temporada.

Contato:(67) 3255 4355

Fonte: Campo Grande News

Nenhum comentário: