sexta-feira, 28 de novembro de 2008

ESTANCIA MIMOSA ECOTURISMO







Uma deliciosa e inesquecível aventura de ecoturismoRespeito ao meio ambiente, interação com a natureza e cultura regional

Informações técnicas
O passeio inicia-se na casa-sede da fazenda, com recepção de um funcionário que faz a apresentação dos arredores. A fazenda conta com redário à sombra de um pé de maracujá, uma lagoa onde vivem jacarés e aves, um pomar com diversas frutas, um viveiro de mudas, uma horta e um oratório no alto do morro.

O visitante é recebido com um lanche de boas vindas, com chás, bolos e biscoitos típicos, e depois parte para uma caminhada pela mata ciliar do Rio Mimoso, passando por nove quedas d’água de diferentes formas. O trajeto oferece ótimos locais para banho em cachoeiras e piscinas naturais, pequenas grutas, mirantes e uma plataforma com seis metros de altura de onde se pode saltar em um poço natural.

Um guia local especializado acompanha o grupo de turistas, que deve ter no máximo doze pessoas. É possível ver animais silvestres, como araras, tucanos, macacos, tamanduás ou mais outras 200 espécies de bichos já catalogadas. O cenário é composto por árvores centenárias, como perobas, aroeiras, jatobás, angicos e piúvas, além de samambaias, orquídeas e bromélias.
Um almoço no estilo de fazenda, com pratos típicos feitos no fogão à lenha e doces caseiros, espera o visitante no retorno à casa-sede da fazenda. Todo o passeio, incluindo o almoço, dura em média 5 horas. Há ainda passeios opcionais na Estância Mimosa, como cavalgada pelas matas e morrarias da fazenda e observação de aves (Birdwatching).

O valor do passeio inclui o lanche e o almoço, o acompanhamento do guia, o colete salva-vidas e o seguro contra acidentes. Botas de neoprene em todos os tamanhos podem ser alugadas.

Percursos diferenciadosComo o passeio atende a todas as idades, a Estância Mimosa recebe crianças e idosos, para quem o atendimento é diferenciado, a fim de se garantir tranqüilidade e segurança.

Mesmo o percurso nas cachoeiras da fazenda sendo considerado de nível de dificuldade baixo, as escadarias de acesso aos mirantes para observação da Serra da Bodoquena e à cachoeira do Sinhozinho podem causar desconforto para alguns. Por isso, há opção de retornar de barco até a última cachoeira.

Localização
Localizada na cidade de Bonito-MS, a Estância Mimosa é uma fazenda que concilia criação de gado, a mais tradicional atividade econômica da região, com o ecoturismo. A proposta é mostrar aos visitantes as belezas naturais da região, e um pouco da peculiar cultura sul-mato-grossense. O acesso ao passeio se dá pela Rodovia MS 178, Km 18, na Zona Rural de Bonito. A sede da fazenda fica a 26 km de Bonito e a 300 km de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul.
HistóricoUtilizada até 1998 unicamente como fazenda de criação de gado, a Estância Mimosa teve sua estrutura organizada para receber visitantes a partir de junho de 1999, com a primeira fase da implantação do roteiro de visitação. A segunda fase iniciou-se em março de 2000, com melhorias na estrutura física e no quadro de funcionários. Atualmente, a fazenda conta com onze funcionários, que se baseiam em três pilares fundamentais no trabalho: qualidade de serviços prestados, segurança para os visitantes e conservação ambiental.
Meio ambienteA Estância Mimosa procura operar de maneira exemplar dentro dos conceitos de ecoturismo e desenvolvimento sustentável, através de diretrizes e ações como:

• Práticas de atividades turísticas de mínimo impacto ambiental;
• Monitoramento de impacto ambiental das atividades turísticas;
• Uso do ecoturismo como ferramenta para educação ambiental;
• Prioridade na contratação de mão-de-obra local;
• Valorização dos aspectos culturais e sociais da região;
• Apoio a projetos de pesquisa científica e visitas técnicas;
• Produção própria de alimentos, como: leite, para elaborar os queijos e doces servidos aos visitantes; criação de carneiros e porcos, para consumo da carne; galinhas, para produção de ovos; e horta com manejo orgânico, responsável por boa parte do abastecimento dos vegetais servidos nas refeições;
• Minhocário, para compostagem e ajuda na adubação natural do solo;
• Manejo ecológico da produção rural;
• Viveiro de mudas de árvores nativas;
• Proibição de caça, pesca, corte de madeira e criação de animais domésticos e silvestres;
• Destinação adequada para os resíduos sólidos e esgoto;
• Venda de artesanato somente de produção regional para valorizar a cultura local;
• Capacitação de funcionários e prestadores de serviços;
• Apoio a ONGs, Projetos sociais e Associações de classe da região;
• Troca de experiências com outros sítios turísticos visando o aperfeiçoamento do destino como um todo;
• Ações ambientais visando à recuperação da qualidade das águas do Rio Mimoso;
• Respeito à legislação vigente e pagamento de todos os tributos e encargos trabalhistas;
• Melhoria contínua da qualidade dos serviços oferecidos e segurança do passeio;
• Melhoria contínua da gestão do empreendimento como um todo e;
• Autenticidade nas ações comerciais e no crescimento institucional.

É interessante ressaltar que a fazenda, cuja área totaliza 402 hectares, situa-se em uma região de relevo bastante acidentado, o que a torna pouco propícia à formação de pastagens. Boa parte da propriedade fica em áreas de preservação permanente (morros e matas ciliares); desta forma, suas características ambientais foram bastante conservadas ao longo dos anos, o que confirma sua vocação como uma região para uso ecoturístico.

Fauna e Flora
A Estância Mimosa fica na Serra da Bodoquena, que está situada no bioma Cerrado, o segundo maior bioma brasileiro (cerca de 25 % do território do país).A flora da fazenda é composta por ipês roxos, amarelos e brancos, aroeiras, perobas, angicos, manduvis, chimbuvas, figueiras e vários tipos de palmeiras.

Entre os animais, estão o lobo-guará, o tamanduá-bandeira e as onças, todos ameaçados de extinção. Além deles, há ainda lobinhos, macacos-prego, bugios, quatis, capivaras, antas, veados, cutias, ariranhas, entre outros. Os répteis mais freqüentemente vistos são os jacarés, os lagartos e as sucuris. Já com relação às aves, 230 espécies já foram catalogadas nas dependências da fazenda, como a ema, o mutum-de-penacho, o udu ou juruva, o surucuá, o tucano, diversas espécies de pica-paus, beija-flores, garças, corujas, gaviões e falcões.

Mais informações no site:
www.bonitoweb.com.br ou pelo e-mail: vendas@bonitoweb.com.br


Fotos: André Seale

Nenhum comentário: