terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Lei cria a Semana de Valorização da Cultura Pantaneira


A Lei 3.596 que cria a Semana de Valorização da Cultura Pantaneira foi publicada nesta segunda-feira (15) no Diário Oficial do Estado.

De acordo com a Lei - assinada pelo governador André Puccinelli - a semana será comemorada de 4 a 10 de outubro, de cada ano, com o objetivo de reconhecer e divulgar os símbolos da cultura pantaneira e será integrada ao calendário oficial de Datas e Eventos do Estado.

São símbolos da cultura pantaneira as tradições, o folclore, os pratos típicos, a bebida típica, a música, o meio de transporte, as vestes, a fauna, a flora, o homem pantaneiro, bem como qualquer outra representação que identifique a região do Pantanal sul-mato-grossense.

O órgão responsável pela organização do evento será a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), contudo, podem fazer parte das festividades as escolas da rede pública e privada, as entidades associativas, culturais, desportivas e todos aqueles que desejarem participar, inclusive as Prefeituras Municipais (por meio de convênio com o Estado).

Durante a Semana serão realizados eventos e ações sobre a temática do Pantanal e sua cultura. Também fica criado o prêmio "Cultura Pantaneira" a ser concedido às pessoas que, por sua obra ou ações, contribuíram para a divulgação da imagem e da cultura da região. O prêmio será entregue em sessão solene durante o período da festa, na Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

A escolha das pessoas que serão agraciadas com o prêmio se dará mediante indicação dos deputados aprovada pela Comissão organizadora da Semana de Valorização da Cultura Pantaneira e terá como base critérios previamente definidos.

Caberá ao Poder Executivo regulamentar e implementar a presente Lei que entra em vigor a partir de hoje.

Fonte: Notícias MS

Foto: André Seale

Nenhum comentário: