quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Travessia do Pantanal será mais uma opção turística do Estado



Viajar no balanço de um trem e depois embarcar no suave oscilar de um barco-hotel: uma opção de férias em MS, a partir do próximo ano.

Depois do lançamento oficial da volta do Trem do Pantanal, o turismo no Estado ganha mais uma possibilidade de roteiro: a viagem em barcos-hotéis pelo rio Paraguai. A realização do projeto é do Sebrae, Ministério do Turismo, governos dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

O Roteiro Travessia do Pantanal está em fase de elaboração do plano operacional que definirá as atividades a serem executadas para a consolidação projeto. Desde ontem e até amanhã estão reunidos no Sebrae Regional Pantanal, em Corumbá, empresários de barcos-hotéis, hotéis, pousadas, agentes de turismo e restaurantes para definirem, entre outras ações, o recorte territorial de cada destino, os atores locais, o diagnóstico do território e a elaboração do plano estratégico do roteiro.

"Estão envolvidas no roteiro, as cidades de Corumbá, Miranda, Ladário, Poconé e Cáceres. A idéia é fortalecer o ecoturismo, utilizando a infra-estrutura já existente e oferecer aos empresários do turismo de pesca novas oportunidades, mesmo na época da Piracema", explica a gestora de turismo do Sebrae/MS, Márcia Rocha. O lançamento oficial acontecerá durante o 4º Salão de Turismo, que será realizado em julho de 2009, em São Paulo.

Consultores de turismo, de mercado e produção associada já estão trabalhando nas localidades para identificar possibilidades de integração, propor estratégias e formas de comercialização. "Um grupo de empresários de Cáceres vai participar da oficina para melhor cooperação entre os dois estados", diz Márcia. A Travessia do Pantanal poderá ser realizada completa ou em pequenos trechos, como de Corumbá a Miranda. Assim, o turista pode continuar o passeio por via terrestre.

"Acredito que este é um produto diferenciado porque utiliza uma infra-estrutura já existente de hospedagem (o barco-hotel) e abre oportunidades para outros atrativos nos dois estados", afirma. Ela cita o Parque Nacional de Mato Grosso que deve fazer parte do roteiro, além de passeios nas comunidades ribeirinhas. Este projeto vai capacitar todos os envolvidos para este tipo de atendimento ao turista. A Travessia do Pantanal pertence a um projeto nacional que visa o desenvolvimento regional.

Serviço
A oficina de roteirização Travessia do Pantanal está acontecendo desde ontem, no Sebrae Regional Pantanal, que fica na Avenida Barão do Rio Branco 1.180, bairro Universitário, em Corumbá. Mais informações (67) 3907-5220.

Fonte: Assessoria de Comunicação/Sebrae

Nenhum comentário: