quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Gastos com férias registram maior alta em quatro anos




A Fundação Getúlio Vargas apresentou hoje um estudo sobre as despesas típicas das férias escolares. Os gastos com o lazer tiveram a maior alta dos últimos quatro anos.


Férias combinam com passeios. Tânia Maria da Silva levou hoje os dois filhos, um enteado e a sobrinha ao cinema. “Os gastos das férias são absurdos, sempre lanches, praia, cinema, shopping. Não saio do shopping”, diz a gerente de marketing.


Criança não quer ficar em casa. Tem sempre planos, muito divertidos. “Um monte de coisas, tipo ir ao cinema, ir ao teatro”, conta Vitória Pamplona, de 8 anos.


Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas mostrou que os programas infantis ficaram mais caros, entre eles, circo, parque de diversão, patinação, teatro e shows. Só as entradas dos cinemas não tiveram reajustes.


A pesquisa analisou preços de 33 produtos e serviços mais consumidos nas férias e constatou que eles subiram durante o ano passado em média 6,22%. Mais uma vez pesaram os preços dos alimentos, principalmente dos lanches fora de casa.


Sanduíches, salgados e sorvetes subiram em média 10%. E para acompanhar, o refrigerante, que ficou 7% mais caro. “Hoje nós já gastamos R$ 60”, conta um pai.


Buscar as áreas de lazer ao ar livre, abertas ao público é a dica do economista André Braz: “Mas tem que ter um certo cuidado, porque lanches fora de casa normalmente custam muito mais caro. Então, ou se leva o lanche de casa ou se retorna um pouco mais cedo para fazer essas refeições no lar”.


Fonte: G1

Nenhum comentário: