segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Gestores elogiam estratégia da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul para 2009

Balneário Municipal de Bonito: Bonito é um dos principais representantes turísticos do Estado


Os secretários e dirigentes de turismo que representaram as dez regiões turísticas de Mato Grosso do Sul (que englobam os 78 municípios sul-mato-grossenses) elogiaram a estratégias de desenvolvimento do turismo que foi adotada e que será implementada pela Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur) em 2009. Os representantes estiveram reunidos durante três dias (do dia 21 a 23 de janeiro), no auditório Tertuliano Amarilha, do Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo.

O projeto, que engloba o processo político, social e técnico, e é voltado a definir as estratégias de desenvolvimento para cada uma das regiões do Estado, teve início no ano passado. A estratégia pretende determinar ações a curto, médio e longo prazo, para um período de 12 anos.

Segundo a diretora-presidente da Fundtur, Nilde Brun, as ações que irão consolidar as políticas públicas de turismo, serão construídas com a contribuição de todas as regiões, a partir do interesses de suas comunidades. Para isso, as localidades terão que analisar suas condicionantes sociopolíticas, a gestão do turismo e sua situação atual no setor, para daí então definir as estratégias e posicionamentos dentro dos programas estaduais e regionais que serão traçados.

"As ações serão definidas por cada localidade, dentro de suas potencialidades e conforme o desejo de suas comunidades", explica Nilde, lembrando que até maio cada região deverá assinar um pacto garantindo a execução das ações e estabelecendo as responsabilidades de cada gestor.

A vice-prefeita de Três Lagoas, Márcia Moura, que também conduz a Secretaria de Desenvolvimento Econônico do município, afirma que esta medida comprova, "sem duvida nenhuma", que o Turismo de Mato Grosso do Sul vive um novo momento. Ela acredita que desta forma será possível desenvolver todas as regiões, e o turismo será mais um elo da cadeia econômica que será fortalecido em sua cidade.

"Esta gestão moderna, uma nova forma de conduzir o turismo, que em nosso município tem um potencial latente, principalmente na gastronomia e esportes náuticos", adianta, lembrando que diante ao vertiginoso crescimento das atividades industriais, há carência crescente neste setor.

O secretário de Agricultura, Indústria e Comércio de Dourados, Maurício Rodrigues Peralta, que também responde pelo turismo municipal, revela que embora esteja chegando neste momento no setor, ficou impressionado com a adoção do que ele chama de metodologia participativa. Com mestrado nesta área, realizado no Estado de Israel, e vida profissional voltada a gestão agropecuária, Peralta se diz surpreso com adoção desta metologia, o que para ele, já dá indício claros que realmente, será o ano do turismo.

"O turismo é uma indústria, precisa ser conduzido com excelência na gestão, e acredito no seu desenvolvimento desta forma, regionalizado, não concentrado e isolado em destinos consagrados", e conclui, "agora, o desafio será escolher a estratégia adequada".

Confira os municípios que integram cada região:

CAMINHO DOS IPÊS – Ribas do Rio Pardo, Nova Alvorada do Sul, Campo Grande, Jaraguari, Terenos, Rochedo, Corguinho, Rio Negro, Sidrolândia, Dois Irmãos do Buriti;

PANTANAL – Corumbá, Miranda, Aquidauana, Ladário, Anastácio;

BONITO/SERRA DA BODOQUENA – Bodoquena, Bonito, Jardim, Guia Lopes da Laguna, Bela Vista, Nioaque, Caracol, Porto Murtinho;

ROTA NORTE – Bandeirantes, Camapuã, São Gabriel d´Oeste, Rio Verde, Coxim, Pedro Gomes, Sonora, Figueirão, Alcinópolis, Costa Rica;

VALE DO APORÉ – Paranaíba, Cassilândia, Inocência, Água Clara, Chapadão do Sul;

COSTA LESTE – Aparecida do Taboado, Selviria, Três Lagoas, Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Bataguassu, Anaurilândia;

CAMINHOS DA FRONTEIRA – Amambai, Antonio João, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Laguna Carapã, Paranhos, Ponta Porã, Sete Quedas, Tacuru;

GRANDE DOURADOS – Maracaju, Rio Brilhante, Douradina, Itaporã, Deodápolis, Glória de Dourados, Fátima do Sul, Dourados, Vicentina, Caarapó;

VALE DAS ÁGUAS – Angélica, Batayporã, Ivinhema, Jateí, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Taquarussu;

CONE SUL – Juti, Naviraí, Itaquiraí, Iguatemi, Eldorado, Japorã, Mundo Novo.

Fonte: Fundtur
Foto: André Seale

Nenhum comentário: