segunda-feira, 30 de março de 2009

Recanto Ecológico Rio da Prata realiza mais uma etapa do Projeto Educando e Plantando

Samuel dá as explicações aos alunos
Os alunos partem para a parte prática


O grupo e a equipe Rio da Prata


O Projeto Educando e Plantando, da RPPN Faz. Cabeceira do Prata, teve sua terceira etapa realizada na sexta-feira, dia 26 de março. Com o objetivo principal de promover a restauração da vegetação nativa através do plantio de mudas da região, o projeto integra práticas de Educação Ambiental junto aos estudantes da rede municipal de ensino da cidade de Jardim/MS.

Patrocinado pela Conservação Internacional (CI) e pela REPAMS (Associação das RPPNs do MS) - que subsidiam a compra dos equipamentos necessários para a atividade -, o Educando e Plantando faz parte do Programa de Incentivo às RPPNs do Pantanal.

A terceira instituição contemplada para participar do projeto Educando e Plantando foi a escola Municipal Oswaldo Fernandes Monteiro, que contou com a participação de 20 alunos do 9º ano escolar. A atividade teve início às 14h, com a realização de uma palestra aos alunos, ministrada pelo biólogo da RPPN, Samuel Duleba, sobre a importância da conservação do meio ambiente e as relações entre os seres humanos e a natureza, bem como uma aula de como plantar as mudas no campo. O grupo visitou também o viveiro de mudas nativas para conhecer quais árvores eles iriam plantar, e o minhocário da fazenda para a produção de húmus.

Para a realização da atividade em campo, os alunos foram divididos em trios, sendo que cada trio foi orientado por um auxiliar de plantio (professores, funcionários e colaboradores do IASB). À medida que os alunos plantavam as mudas, informações ecológicas sobre as espécies eram transmitidas pelos profissionais. Depois de plantadas as mudas, os alunos foram conhecer o Rio da Prata, onde foi abordada a importância das matas ciliares. A atividade foi encerrada por voltas das 17h, com o sorteio de brindes do Recanto Ecológico Rio da Prata.

Fotos: Acervo Rio da Prata

Nenhum comentário: