quinta-feira, 12 de março de 2009

Recanto Ecológico Rio da Prata segue diretriz de destinação correta para os resíduos sólidos


Uma das diretrizes de sustentabilidade do Recanto Ecológico Rio da Prata é a destinação correta para todos os resíduos sólidos, isto é, o lixo, produzido na fazenda. Assim, os funcionários do Recanto Ecológico Rio da Prata são orientados a separar o lixo da fazenda, visando dar a destinação correta a cada tipo de resíduo.

Plástico, alumínio e papelão são levados a Jardim para reciclagem, e o dinheiro arrecadado vai para a caixinha dos funcionários - um estímulo para que eles não deixem de fazer a separação. Cada tipo de resíduo é destinado segundo a sua composição; por exemplo, os materiais veterinários são levados para destinação correta, conforme orientação profissional. Já as baterias de motor elétrico são devolvidas à loja de origem. No caso de bitucas de cigarro, o destino é o aterro sanitário.

Programa Papa-Pilhas

O resíduo produzido pela fazenda que talvez seja o mais perigoso para a natureza, no entanto, é a pilha. Devido às substâncias tóxicas, as pilhas podem contaminar a água, o solo, os alimentos, os animais e os seres humanos através da cadeia alimentar. Por causa disso, o Rio da Prata colabora com o Programa Papa-Pilhas, desenvolvido pelo Banco Real, que recolhe, desde 2006, pilhas e baterias portáteis usadas e as encaminha para reciclagem, a fim de evitar a contaminação.

O Papa-Pilhas recebe também aparelhos celulares que não possuem mais aproveitamento, além de pilhas e baterias de relógios, celulares, laptops, filmadoras, etc. Existem, hoje em dia, pilhas modernas que, segundo os fabricantes, podem ser jogadas no lixo normal. Mesmo assim, o Rio da Prata prefere encaminhá-las para a reciclagem como as outras, pois esta é a destinação mais correta.

Dessa forma, no último dia 5, quinta-feira, 78 pilhas descartadas pelos funcionários da fazenda foram levadas ao Banco Real e depositadas no Papa-Pilhas para reciclagem.

com informações do Banco Real

Nenhum comentário: