sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Atrativos de Bonito obtém certificado da ABNT por sistema de gestão de segurança implantado

Ministro do Turismo, Luiz Barreto, palestra na abertura do 3º Abeta Summit

Teve início no último dia 20 de setembro, mais uma edição do Abeta Summit - Encontro Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura. O evento em São Paulo (SP), teve em sua programação de abertura, a entrega dos certificados para as empresas que finalizaram a implantação de seu Sistema Gestão de Segurança (SGS), que faz parte do Projeto Aventura Segura, do Ministério do Turismo (Mtur), executado pela Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA), que tem como objetivo qualificar o mercado interno no segmento.

Trata-se de um selo criado pelo Inmetro para comprovar que as empresas que realizam ecoturismo e turismo de aventura estão seguindo normas de segurança. São 24 normas técnicas específicas para o segmento, que foram desenvolvidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Para receber o selo há todo um processo de certificação que conta com seminários, cursos presenciais sobre o sistema de gestão de segurança, técnicas de primeiros socorros, capacitação dos condutores das atividades e aprimoramento dos produtos oferecidos, tornando-os mais seguros.


Empresas certificadas recebem homenagem durante abertura da Abeta 2010

Na ocasião, 32 empresas associadas receberam a certificação das mãos do ministro do Turismo, Luiz Barretto. Estas empresas passaram pela auditoria da ABNT Certificadora, e o resultado foi que, comprovadamente, os seus  Sistemas de Gestão de Segurança (SGS) são autorizados pelo Inmetro e atendem aos requisitos das normas da ABNT 15331 de 2005 e normas relacionadas. Isso significa que as empresas certificadas  passaram pelo Programa Aventura Segura, no qual foram capacitadas para implantar o Sistema.

Eduardo Coelho, representando o Recanto Ecológico Rio da Prata, recebe certificação SGS do ministro do Turismo, Luiz Barreto.


Representantes de todo o país foram contemplados. Entre as cidades que obtiveram a certificação, está Bonito (MS), com os atrativos Abismo Anhumas, Buraco das Araras, Estância Mimosa Ecoturismo, Hotel Cabanas e Recanto Ecológico Rio da Prata.

Veja os Certificados da Estância Mimosa e Rio da Prata!

Eduardo Coelho e Simone Spengler Coelho receberam o certificado referente ao Recanto Ecológico Rio da Prata e Estância Mimosa Ecoturismo.

Com a certificação, elas obtém mais reconhecimento e tornam-se mais competitivas frente ao mercado. A meta da Abeta é qualificar 100 empresas nos 17 destinos do Aventura Segura até o final deste ano.

Simone Spengler Coelho, representando o atrativo Estância Mimosa Ecoturismo, recebe a certificação SGS do ministro do Turismo, Luiz Barreto. Confira as empresas certificadas pela Abeta:

1. Bonito (MS)
Abismo Anhumas
Buraco das Araras
Estância Mimosa
Hotel Cabanas
Recanto Ecológico Rio da Prata

2. Brotas (SP)
Águas Radicais
Alaya Expedições
Ecoação Turismo de Aventura
Quadi Company
Território Selvagem

3. Chapada Diamantina (BA)
Chapada Adventure
H2O travel Adventures
Nas Alturas
Tatu na Trilha
Venturas e Aventuras Chapada Diamantina 

4. Chapada dos Veadeiros (GO)
Casa do Wlaker
Travessia Ecoturismo

5. Florianópolis (SC)
Rema Rios

6. Manaus (AM)
Amazon Tree Climbing
Malocas Jungle Lodge

7. Paraná (PR)
Calango Expedições
Marumby Montanhismo
Praia Secreta Expedições

8. Recife e Fernando de Noronha (PE)
Atlantys Divers
Mandacaru Expedições
Your Way

9. Rio de Janeiro (RJ)
Rio Hikking

10. São Paulo (SP)
Aventura no Rancho
Simbiose Aventura e Turismo

11. Serra dos Órgãos (RJ)
Hotel Fazendo Gamela

12. Serra Gaúcha (RS)
Atitude Ecológica e Turismo

13. Socorro (SP)
Kango Jango
Próxima Aventura/ Canoar

Por Bárbara Ferragini
Com informações Web Venture

Fotos: Acervo Rio da Prata e Estância Mimosa

Nenhum comentário: