sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Dia da Árvore no Recanto Ecológico Rio da Prata

No dia 21 de setembro comemora-se o Dia da Árvore. Essa data foi escolhida em razão da chegada da primavera e para não deixar a data passar em branco, o Recanto Ecológico Rio da Prata (Jardim -MS) realizou uma ação simbólica para comemorar!

De acordo com Osvaldo Esterquile Junior, Engenheiro Ambiental do passeio, alguns visitantes que caminhavam pelo quintal interessados pelos projetos ambientais, foram recrutados  para fazerem um tour pelo local, passando pelo viveiro de mudas nativas.

Junior aproveitou para explicar como é feito o recolhimento das sementes na Reserva Particular do Patrimônio Natural - RPPN -  e nos fragmentos florestais do Cerrado. "Utilizamos ou para nossas necessidades em reflorestaments e projetos em desenvolvimento ou doamos em parcerias com Ongs da região de Bonito e proprietários desde que tenham projetos de restauração florestal", afirmou o engenheiro, que aproveitou o momento para selecionar duas mudas sadias de árvore, uma da espécie Caroba e outra muda da espécie Paineira, para serem plantadas no quintal.

Durante o tour, os visitantes passaram também pela compostagem em pilhas onde foram recolhidos compostos orgânicos para serem colocados na cova das mudas que seriam utilizadas para fazer o plantio.

"Ao chegar na cova fizemos o preparo e com a participação dos visitantes, Ramão Fernandes e sua esposa Marisa dos Andes Fernandes de Cuiabá (MT) e Marcelo Silvestre de São Paulo; da guia de turismo de Bonito (MS), Clarissa Martins e mais dois colaboradores do Recanto Ecológico Rio da Prata, Hermes Flores e eu, cuidadosamente retiramos a plântula do tubete e entusiasmados realizamos o plantio da Caroba e Paineira", nos conta Osvaldo Jr.

Veja as fotos:
  



Com certeza mais uma linda inciativa e um importante momento para os visitantes das outras regiões do país!


Com informações Osvaldo Esterquile Jr.

Nenhum comentário: