segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Biólogo realiza pesquisa no Rio Olho D Água

Entre os dias 23 e 24 de janeiro, o Recanto Ecológico Rio da Prata (Jardim-MS) recebeu a visita do biólogo Fabrício Barreto Teresa da (UNESP), com o intuito de realizar observações subaquáticas no Rio Olho D’Água para a coleta de dados para o estudo “Fatores preditores da interação nuclear seguidor”.

Este trabalho é parte de um projeto maior coordenado pelo Prof. Dr. Sérgio Floeter (UFSC) que visa comparar os padrões ecológicos de comunidades de peixes de ambientes de água doce e marinhos e é realizado em parceria com pesquisadores de diferentes instituições de ensino e pesquisa (UFSC, Unicamp, UNESP, UNIDERP-Anhanguera e UFRJ).

Fabrício revelou que "os trabalhos realizados durante esses dois foram direcionados para o estudo mais aprofundado sobre a interação nuclear-seguidor. Esse tipo de interação envolve a associação de peixes que causam distúrbios ao fundo do rio durante suas atividades de alimentação (nuclear) promovendo a suspensão de sedimento, com peixes pequenos oportunistas que acompanham o nuclear (seguidores), aproveitando-se dos itens alimentares que são disponibilizados na nuvem de sedimento. Esse estudo em particular tem o objetivo de identificar os fatores que determinam quais as espécies atuam como seguidoras".

Durante os dois dias de observações, Fabrício registrou cerca de 40 interações envolvendo 12 espécies de peixes. "Esses dados serão agora analisados e servirão de base para a elaboração de um artigo científico que será submetido para publicação em revista científica internacional, a exemplo do que vem ocorrendo com pesquisas similares desenvolvidas no Recanto Ecológico Rio da Prata", concluiu o biólogo.

Com informações Fabrício Barreto

Nenhum comentário: