quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Instituto Arara Azul instala ninhos artificiais no Rio da Prata e na Lagoa Misteriosa

O Recanto Ecológico Rio da Prata e a Lagoa Misteriosa (Jardim-MS) receberam nos dias 09 e 10 de fevereiro a equipe de representantes do Instituto Arara Azul. O motivo do retorno aos atrativos foi realizar a instalação de ninhos artificiais de Araras, em árvores já selecionadas na última visita, ocorrida em dezembro do ano passado. Saiba mais!
Na foto: Osvaldo Esterquile, César, Valdenir e Caio.

Para colocar os ninhos é necessário escalar as árvores da região. Árvore Sucupira.

"Dentre as grandes árvores que temos na fazenda as escolhidas são as que têm histórico de passagem de araras ou porte médio a grande acima de 4,5 metros com bifurcação adequada tanto para acomodação do ninho quanto para facilitar as vistorias de manutenção. Foram instaladas em duas árvores Sucupira preto Bowdichia virgilioides, um no Mandiocão Didymopamax morototonii e um no Jatobá do cerrado Hymenaea stigonocarpa. Agora é aguardar e observar o comportamento das araras", nos conta Osvaldo Esterquile Jr, Engenheiro Ambiental dos passeios.

Observação do Mandiocão Didymopamax morototonii  antes da colocação do ninho!
Colocação de ninho no Jatobá - na área da Lagoa Misteriosa!

Ao todo foram instalados 4 ninhos na área da fazenda, alguns no Rio da Prata e outros na Lagoa Misteriosa.

De acordo com a equipe do Instituto o tamanho e as especificações de dois ninhos são direcionados a nidificação de Araras Vermelhas e dois para Araras Azuis, mas outros pássaros também estão suscetíveis a adoção do local.


Junior nas alturas. O Engenheiro Ambiental aprendeu a fazer rapel para, posteriormente, verificar os ninhos artificiais!  Aproveitou para se divertir um pouquinho!

Agora é esperar para ver a aceitação das aves!!!

Nenhum comentário: