segunda-feira, 19 de março de 2012

Pesquisador realiza coleta de espécie no Recanto Ecológico Rio da Prata

No dia 26 de fevereiro, o Recanto Ecológico Rio da Prata (Jardim - MS) recebeu pela segunda vez a visita do Biólogo e pesquisador da Universidade Federal do Espírito Santo, Fábio Henrique da Silva, acompanhado por seu orientador, Frederico Falcão Salles. 

O objetivo da visita foi realizar a coleta de alguns tipos de insetos e cadastrar alguma nova espécie da classe de Ephemeroptera*. As informações obtidas durante a pesquisa serão incluídas no trabalho de Doutorado em Biologia Animal -  "Ecologia de Ephemeroptera (Insecta) em diferentes habitats de riachos do Planalto da Bodoquena, Mato Grosso do Sul", iniciado  no ano passado.

Clique aqui e saiba mais sobre a Ephemeroptera!

De acordo com Osvaldo Esterquille Jr., Engenheiro Ambiental do passeio, "Fábio fez coleta de Ephemeroptera adultos. Na água durante o dia se coleta as larvas e a noite acompanhei eles durante a coleta de insetos que são as larvas mas na fase adulta", nos conta. 

A armadilha utilizada para atrair os insetos foi composta por uma lâmpada e um lençol branco atrás.

Confira algumas imagens:


Coleta noturna.
 



Veja alguns trechos do trabalho do pesquisador:

"Este trabalho tem como objetivo avaliar a influência da heterogeneidade ambiental (tipos de substratos), cobertura vegetal, largura, velocidade da água e altitude, de riachos do Planalto da Bodoquena, Mato Grosso do Sul, Brasil, sobre a diversidade, abundância riqueza e composição da fauna Ephemeroptera.
A coleta do material biológico será realizada entre abril de 2011 e outubro de 2012. Os sítios de coleta foram determinados por trechos de 50 metros em diferentes riachos, onde serão amostrados diferentes habitats. O conhecimento sobre ephemeroptera no estado de MS até 2010, se resume a três famílias, quatro gêneros e sete espécies.
Com a execução do referido trabalho, com base nos dados analisados até o presente momento, esses números passaram para cinco famílias, dezesseis gêneros e pelo menos dezoito espécies, sendo que apenas 50% do material foi analisado e muitas áreas ainda serão amostradas".


Sobre a espécie observada:

A Ephemeroptera São animais longos, de corpo mole e de tamanho pequeno a médio, podendo atingir até quatro cm de comprimento. O nome efémera está relacionado com o fato do adulto viver apenas poucas horas, sem se alimentar, dedicadas apenas à reprodução e à postura dos ovos da geração seguinte. Possuem asas membranosas com numerosas veias, sendo as asas posteriores menores que as anteriores. As ninfas das efémeras vivem na água, em geral escondidas sobre rochas. A maioria das espécies alimenta-se de detritos ou matéria vegetal, mas algumas são predadoras. Ao contrário do adulto, que vive pouco tempo (de algumas horas até 2 dias), as ninfas podem viver de várias semanas até três anos. São os únicos insetos que sofrem muda após terem adquirido asas funcionais.
As efémeras habitam zonas perto de corpos de água doce parada ou de curso lento. O grupo é essencial para a ecologia dos seus habitats dada a importância das suas ninfas na cadeia alimentar. Graças à sua sensibilidade às condições fisico-químicas do meio, as efémeras são um dos grupos mais utilizados em programas de biomonitoramento de qualidade da água. (Informações Wikpedia).

Nenhum comentário: