quarta-feira, 7 de março de 2012

Veja fotos do desenvolvimento de sementes no Rio da Prata

Osvaldo Esterquile Jr, Engenheiro Ambiental do Grupo Rio da Prata, fez um relato sobre a produção de mudas do Recanto Ecológico Rio da Prata e sua destinação final. Confira:

"A partir de frutos e sementes coletadas nos fragmentos florestais existentes na fazenda, são produzidas mudas de árvores nativas principalmente do cerrado. Em expedições e diariamente com auxílio dos monitores ambientais que trabalham na fazenda, é coletado um pouco de sementes das árvores que estão em produção no mês, a coleta é feita visando o armazenamento de apenas o necessário para produção de mudas conforme projetos futuros, deixando ainda nas árvores ou ao seu redor grande parte de sua produção para servirem de alimento a fauna, contribuindo com a dispersão de espécies e a sucessão ecológica que dá a manutenção e equilíbrio a vida da floresta.

Após serem coletadas as frutas e sementes passam por um beneficiamento, que nada mais é que a retirada das polpas, limpeza e secagem das sementes, depois elas são identificadas e armazenadas no sementário ou vão direto para o viveiro onde serão "semeadas" plantadas em tubetes apropriados para mudas do cerrado.

Atualmente temos mais de 80 espécies diferentes de mudas e sementes do cerrado, essa variação é fruto tanto da dedicação dos   funcionários da fazenda, quando da forte parceria que temos com a ONG ambiental sediada em Bonito-MS IASB - Instituto de Proteção as Águas da Serra da Bodoquena, que realizam a doação e troca de sementes coletadas na região de bonito.
Nos últimos anos o viveiro tem trabalho com mais ou menos 10.000 mudas e estamos com pretensões futuras de ampliar a produção. As mudas são para utilização própria na fazenda em projetos ambientais de restauração florestal e de silvipastoril, também são feitas doações para os projetos ambientais do IASB ou outras ONG regionais e proprietários rurais desde que tenham projetos de restauração florestal e se comprometam com a manutenção e cuidados". 


Veja algumas imagens:

Semente: Jatobá do Cerrado










O intuito do acompanhamento fotográfico é futuramente condensar os dados em um manual fotográfico e digital demonstrando como é a aparência das plântulas e mudas das árvores nativas do cerrado, a coleta de dados também ajudará no nosso programa de educação ambiental já que demonstrará a germinação e crescimento das mudas em detalhes. Um bonito exemplo é o caso da muda de Jatobá do cerrado e Maria preta, que parece espreguiçar ao acordar da germinação demonstrando seus cotilédones e aos poucos surgem as folhas que formam por completo seu sistema aéreo (o crescimento da copa), revela Osvaldo Esterquile.

Semente: Maria Preta






Informações e fotos: Osvaldo Esterquile Jr.

Nenhum comentário: