segunda-feira, 9 de abril de 2012

Alunos de Jardim realizam plantio de Mudas no Recanto Ecológico Rio da Prata

O Recanto Ecológico Rio da Prata (Jardim-MS) recebeu no dia 29 de março uma visita especial. Alunos da Escola Chaquib Kadri, localizada também em Jardim, estiveram no atrativo com o objetivo de vivenciar o que foi aprendido em sala de aula.


32 alunos, acompanhados por três professores participaram de um plantio de mudas - ação que faz parte do Projeto "Educando e Plantando" aprovado pelo 4ºEdital do Programa de Incentivo às Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) do Pantanal, elaborado pela REPAMS - Associação de Proprietários de RPPNs de Mato Grosso do Sul, no qual a Fazenda está inscrita.


De acordo com informações repassadas por Valdenir de Souza, Engenheiro Ambiental do atrativo, "os visitantes foram recepcionados com informações sobre a fazenda em geral, na qual tem o turismo, pecuária de corte, pecuária de leite e criação de cavalos crioulo que é usado para o passeio de cavalgada.


Em seguida fizemos explicamos como os turistas são recepcionados, desde o preenchimento do seguro, às informações repassadas quanto ao restaurante, loja, banheiros, redários, trilha da seriema e  sala de equipamento. Nessa mesma sala eles puderam ver todo o trajeto do passeio de flutuação e mergulho no quadro explicativo".

Visitaram a trilha da seriema em direção aos projetos ambientais realizados na fazenda e todas as construções existentes no local. "Começando pela casa do doce, onde é produzido o doce de leite no fogão a lenha; o viveiro de mudas explicando desde a coleta de semente, beneficiamento, preparação do solo para os tubetes, plantio ,os cuidados e toda importância da árvore no meio ambiente; no sementário puderam ver as espécies reconhecidas que temos no mostruário e o armazenamento das mesmas; também observaram as compostagem, horta orgânica e minhocário".
Veja as fotos:
 
 
 

Após conhecer a estrutura do passeio, o grupo realizou o plantio de cabaça coité (Crescentia cujete). Foi explicado todo o passo a passo para o plantio da muda, desde a preparação da cova, fertilização, plantio e irrigação.

 
 
"Após esse plantio eles receberam um lanche na fazenda e em seguida dividimos a turma em dois grupos e fomos para o local do plantio das mudas nativas, realizaram o plantio e já irrigaram", nos revela Valdenir.


Resultados

Foi plantado um total de 48 mudas nativas do cerrado, produzidas no viveiro de mudas da fazenda a partir da coleta de sementes dos fragmentos florestais local.

Com informações Osvaldo Jr e Valdenir - colaboradores Rio da Prata

Nenhum comentário: