sexta-feira, 13 de julho de 2012

Colaboradores da RPPN Fazenda Cabeceira do Prata coletam sementes de espécie nativas


Em função do abastecimento de mudas no viveiro localizado na RPPN Cabeceira do Prata (Jardim-MS), a equipe da Unidade de Conservação, gerida pelo Engenheiro Ambiental Osvaldo Esterquile Júnior, realizou para o mês de julho um planejamento visando à coleta de sementes de espécies nativas que estão em fase de amadurecimento.
 Dentre as sementes coletadas no período, destacam-se as sementes de Manduvi (Sterculia striata), uma árvore que pode chegar até 40 metros de altura, muito apreciada por aves, principalmente araras e papagaios.
Por se tratar de uma árvore excelente para plantios destinados à recomposição de áreas degradadas e apresentar rápido crescimento, é considerada uma das espécies chaves para produção de mudas no viveiro.


 
A coleta foi realizada em um indivíduo adulto, sadio, medindo aproximadamente 25 metros de altura, encontrado em meio a uma área de pastagem. Estas características são importantes para a escolha das sementes, uma vez que estas darão origem a árvores frondosas e sadias, como a árvore mãe.

Com o auxílio de um podão, as sementes foram coletadas ainda na casca. Participaram desta atividade, além do gerente ambiental Osvaldo, a estagiária Maisa Martins, marinheira de primeira viagem no quesito coleta de sementes e manuseio do podão.


Para Maísa: “coletar sementes do Manduvi foi diferente, principalmente por se tratar de uma espécie do Cerrado e pela técnica de coleta utilizada, que desconhecia. Como moro no interior de São Paulo tenho mais contato com a Mata Atlântica. A árvore é muito frondosa e com características peculiares”.

Posteriormente as sementes de Manduvi foram beneficiadas e já estão prontas para serem semeadas no viveiro. Esta ação irá ocorrer até o final do mês.


As mudas produzidas serão utilizadas em plantios de reflorestamento da própria RPPN, para enriquecimento de fragmentos na Lagoa Misteriosa e Rio da Prata, além de doadas para os projetos desenvolvidos pela organização não governamental, Instituto das Águas da Serra da Bodoquena, localizada em Bonito/MS. Esta instituição atua em parceria com a RPPN desde sua criação, participando de ações em conjunto, bem como doando sementes para produção de novas mudas.

(Informações Liliane - Bióloga IASB)

Nenhum comentário: