quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Colaboradores do Recanto Ecológico Rio da Prata participam de treinamento sobre abelhas

Confira o relato do Engenheiro Ambiental do Grupo Rio da Prata, Osvaldo Esterquile Jr., sobre a atividade de apicultura desenvolvida na Fazenda Cabeceira do Prata (Jardim - MS), e também do Mano, Gerente do atrativo, sobre treinamento realizado no dia 13 de agosto para os colaboradores.

Apicultura na RPPN Cabeceira do Prata

A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Cabeceira do Prata, localizada em Jardim (MS) é conhecida por desenvolver atividades sustentáveis, como a trilha contemplativa com flutuação do “Recanto Ecológico Rio da Prata”, um dos  premiados passeios da região. 

Agora está evoluindo na atividade de apicultura, mais uma ação que caminha em direção à conservação ambiental e geração de renda. A apicultura, criação de abelhas em caixas para produção de mel, é considerada como uma atividade sustentável, pois necessita de florestas e lagos com condições de vida silvestre para uma boa florada e produção de mel.  

As abelhas além de produzir o mel retirando o néctar das flores também ajudam na polinização, processo que é responsável pela frutificação e reprodução das árvores. Como diz o grande amigo apicultor Vanderlei Ferrari “As abelhas não fazem mal, fazem mel e polinizam”.

As caixas para moradia das abelhas são chamadas de “melgueiras”, dentro tem uma distribuição de gavetas com favos e é dividida em duas partes caixa ninho e melgueira. Em uma ficará a produção de mel que podemos extrair e na outra parte o mel que dará suporte aos filhotes para reprodução do enxame.

Na RPPN Cabeceira do Prata a apicultura iniciou devido a necessidade de realocar enxames de abelhas, que eventualmente eram encontrados nas trilhas.

Com o tempo percebeu-se que a atividade era viável mesmo sem muito conhecimento e treinamento os colaboradores da Fazenda conseguiram em um ano produzir mais 100 vidros de 400 gramas.  

Atualmente temos 6 melgueiras em utilização na Reserva e agora recebemos nosso primeiro treinamento para aprimorar as técnicas e produzir melhor.


Treinamento apicultura

No dia 13 agosto de 2012 foi realizado um treinamento sobre técnicas de apicultura com funcionários Maidana, Valdecir e Basílio.

Foto: Instrutor Rogério, Maidana, Basílio e Valdecir!

O instrutor foi o apicultor de Jardim Rogério Amorim, comerciante que concilia a atividade do dia a dia com a produção de mel. Para ele cuidar das abelhas é um hobby que ainda lhe traz recursos financeiros.

Rogério iniciou o trabalho dizendo "Para  trabalhar com apicultura você precisa se apaixonar e respeitar as abelhas. Tirem  um tempo e fiquem parados só observando, assim entenderão como é o comportamento das abelhas e irão notar como são inteligentes e organizadas".

Rogério fez uma avaliação junto com os funcionários das 06 caixas que temos na fazenda e deu um parecer no que podemos melhorar.

O instrutor foi bem dinâmico e conseguiu explicar de uma maneira simples e ao mesmo tempo técnica, os métodos de se trabalhar com apicultura e tirar o máximo de proveito sem prejudicar os enxames.


Nenhum comentário: