quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Técnicas de permacultura são aplicadas na Estância Mimosa Ecoturismo

A Estância Mimosa Ecoturismo (Bonito-MS) criou recentemente um espaço para o cultivo de ervas aromáticas e horta medicinal, com princípios básicos de Permacultura (Horta Mandala) - síntese das práticas agrícolas tradicionais com ideias inovadoras

De acordo com informações do Instituto de Permacultura, o projeto permacultural envolve o planejamento, a implantação e a manutenção conscientes de ecossistemas produtivos que tenham a diversidade, a estabilidade e a resistência dos ecossistemas naturais. Ele resulta na integração harmoniosa entre as pessoas e a paisagem, provendo alimentação, energia e habitação, entre outras necessidades materiais e não -materiais, de forma sustentável.


A disposição dos canteiros encontram-se no formato de estrela e para compor o cenário foram utilizados pneus coloridos. Veja as fotos:

Para a construção dos canteiros foram utilizados compostos orgânicos,  estercos, sugeridos pelo princípio da Horta Mandala.
O termo mandala vem do sânscrito e significa "sagrado" ou "círculo mágico". Trata-se de um jardim de círculos concêntricos que respeitam a agricultura ecológica. 
A mistura de espécies tem um papel fundamental. Quanto maior a diversidade delas, maior o equilíbrio ambiental e menor o índice de pragas e a necessidade de intervenção. A rotatividade de plantas contribui para a saúde do solo. 
 
As ervas aromáticas plantadas no local foram: manjericão, tomilho, coentro, orégano, capim cidreira, sálvia e hortelã.

Já as medicinais são: alecrim, babosa, carqueja, dente de leão, arruda, poejo, losna, menta, erva cidreira, e  também hortelã, sálvia e manjericão.

Nenhum comentário: