quarta-feira, 8 de maio de 2013

Lagoa Misteriosa recebe restauração florestal


No dia 4 de abril, colaboradores da Lagoa Misteriosa, atrativo localizado em Jardim (MS), junto com a equipe do Instituto das Águas da Serra da Bodoquena (IASB), realizaram o plantio de 80 mudas, com o intuito de realizar restauração florestal no local.

De acordo com Valdenir Souza, Engº Ambiental e colaborador do atrativo, a metodologia utilizada foi o plantio em ilhas. "Metodologia esta que o IASB utiliza para restauração florestal na região".

O plantio em ilhas é uma metodologia de recuperação florestal inserida no conceito de nucleação. 

A nucleação é entendida como a capacidade que uma espécie tem de melhorar significamente o ambiente, facilitando a ocupação dessa área por outras espécies. Assim, a partir de ilhas de vegetação ou núcleos, a vegetação secundária se expande ao longo do tempo e acelera o processo de sucessão natural na área degradada. LACERDA, L. Ilhas Verdes Uma alternativa de recuperação florestal com baixos custos. Bonito, MS: IASB,2012.




As vantagens do uso desta metodologia são: Diminuição de custos para implantação e manutenção; Aumenta a probabilidade de ocupação do ambiente por outras espécies; Introduz espécies de diferentes estratos e classes sucessionais; Favorece as mudas centrais para o crescimento em altura e as laterais para o desenvolvimento de ramificações, entre outros.

"No plantio realizado foram feitos 16 ilhas com coroamentos largos em média 3,5m de diâmetro, na qual se retirou com capina manual espécies de capins Braquiárias sendo, Braquiárias humidicola e Braquiária brizanta, espécies de gramíneas invasoras que dificultam o bom desenvolvimentos das plantas.

Foram utilizadas 16 espécies arbóreas de ocorrência no fragmento florestal Lagoa Misteriosa, espécies que são coletadas as sementes e produzida no viveiro da Fazenda Cabeceira do Prata.
As covas foram fertilizadas com compostagem produzida também na Fazenda Cabeceira do Prata.
Em cada ilha foram plantadas 5 mudas e também foram  utilizado uma farofa de sementes, na qual foi dispersado a lanço várias semente de diferentes espécies ao redor das mudas plantadas", revela Valdenir.


Informações Valdenir Souza, Engº Ambiental colaborador do Grupo Rio da Prata

Nenhum comentário: