quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Flores no jardim do Rio da Prata

Dentre inúmeras belezas presentes aqui no Recanto Ecológico Rio da Prata (Jardim – MS), muitas vezes, algumas pequenas e singulares acabam passando despercebidas aos olhos dos que nos visitam.
Espalhadas pelo jardim na sede do atrativo existem algumas orquídeas que atualmente estão floridas dando um charme a mais e um belo espetáculo aos que apreciam estas belezas.



Orquídeas são plantas da família Orchidaceae, pertencente a ordem Asparagales, uma das maiores famílias de plantas existentes. Apresentam muitíssimas e variadas formas, cores e tamanhos e existem em todos os continentes, exceto na Antártida, predominando nas áreas tropicais. Majoritariamente epífitas, as orquídeas crescem sobre as árvores, usando-as somente como apoio para buscar luz; não são plantas parasitas, nutrindo-se apenas de material em decomposição.

Diferente de outras flores, as flores das orquídeas caracterizam-se por apresentar uma pétala diferente das demais denominada Labelo. O labelo tem as funções de atrair visualmente o polinizador através de sua forma e suas cores.

O labelo também pode produzir odor, guiando principalmente insetos pequenos pelo olfato em direção aos órgãos sexuais da flor, pode ainda secretar néctar, que é um atrativo para certos polinizadores, realizando assim o processo reprodutivo da planta.

A orquídea fotografada encontra-se presa a uma árvore de Flamboyan, localizada ao lado do receptivo e trata-se da espécie conhecida popularmente como Cattleya nobilor.

Informações e Fotos: Thyago Sabino, Biólogo, Colaborador Grupo Rio da Prata

Nenhum comentário: