quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Primavera no Rio da Prata

Durante a chegada da Primavera no Recanto Ecológico Rio da Prata (Jardim – MS) muitas das espécies de árvores presentes no pomar do jardim do atrativo estão frutificando, atraindo os visitantes a se deliciarem com essas frutas retiradas diretamente das árvores, já que esta prática quase inexiste nos grandes centros urbanos.

Atualmente quem apresenta inúmeras frutinhas a serem saboreadas pelos visitantes é a Jabuticabeira (Myrciaria cauliflora), árvore nativa da Mata Atlântica, conhecidas por seus deliciosos frutos.

Seu tronco é bastante ramificado e de casca lisa, que se renova anualmente após a frutificação. Na primavera surgem do tronco numerosas flores brancas que cobrem quase toda sua extensão. Este processo ocorre simultaneamente à queda das folhas, modificando completamente a aparência da árvore. Após a polinização, as flores gradativamente vão sendo substituídas por pequenos frutos verdes, esféricos, que se tornam vermelhos e depois negros, quando completamente amadurecidos.

Thyago Sabino, Biólogo e colaborador do Grupo Rio da Prata, fez o registro da visita de Ândrea Cardoso Souza, à jabuticabeira.
Segundo Ândrea, “o encontro com a diversidade da fauna e flora da região oportunizam uma experiência única de encontro com a natureza de rara beleza e convivência possível em ecossistemas sustentáveis. Estamos Encantados”. 

Além das Jabuticabas, Amoras, Pitangas, Acerolas e Mamões também frutificarão trazendo consigo espécies de aves que aproveitarão a oportunidade para também se alimentar desses frutos.

Informações Thyago Sabino


Nenhum comentário: