sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Monitoramento de fauna - RPPN Fazenda Cabeceira do Prata

Desde 2009 a RPPN - Reserva Particular do Patrimônio Natural Fazenda Cabeceira do Prata realiza o monitoramento da fauna através de armadilhas fotográficas. Estes equipamentos são máquinas fotográficas que funcionam através de sensores de movimentos e são instaladas e mantidas por cerca de dez dias em pontos favoráveis, onde se observa a provável presença de animais.

Na primeira dezena de novembro o colaborador e biólogo do Grupo Rio da Prata Thyago Sabino fez a instalação da armadilha em um ponto às margens da reserva, onde foram registradas espécies de aves como: Aracuã (Ortalis canicollis), Ema (Rhea americana), Mutum (Crax fasciolata) e Seriema (Cariama cristata).
Ema: (Rhea americana)

Mutum (Crax fasciolata)

Espécies de mamíferos também foram registradas: Cateto (Pecari tajacu), Lobinho (Cerdocyon thous), Onça-parda (Puma concolor), Tapeti (Sylvilagus brasiliensis) e Veado catingueiro (Mazama gouazoubira), visto na foto abaixo:
 

Lobinho (Cerdocyon thous)

Destaque para a Onça-parda que acordo com a Lista Nacional de Espécies de Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção (MMA – maio 2003) encontra-se na categoria Vulnerável de extinção, ou seja, considera-se que está enfrentando um alto risco de extinção na natureza

Onça-parda (Puma concolor)

Informações: Juliana Andrade – Grupo Rio da Prata

Fontes: MMA - Ministério do Meio Ambiente. 2003. Lista Nacional de Espécies de Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção.

Nenhum comentário: