sexta-feira, 13 de março de 2015

Marsupial é avistado na Lagoa Misteriosa

Em dezembro de 2014 monitores ambientais, durante vistoria de trilha matinal, registraram a presença de uma Cuíca graciosa (Gracilinanus agilis), que é um tipo de marsupial.


Confira o relato do Engenheiro Ambiental Osvaldo Esterquile Júnior:

"Os marsupiais são conhecidos pela presença de uma bolsa abdominal, o marsúpio, nas fêmeas. Esta bolsa é onde estes animais carregam seus filhotes quando ainda prematuros, pois grande parte de seu desenvolvimento ocorre pós-parto. Os mais lembrados são os cangurus e coalas que ocorrem na Austrália. No entanto, existe uma diversidade de marsupiais no Brasil, representada principalmente pelos gambás e cuícas.



A cuíca-graciosa, também chamada popularmente por catita ou guaiquica, é conhecida por sua beleza e carisma. É um dos menores marsupiais do mundo, com comprimento total entre 20 e 25 centímetros, dos quais mais da metade é representada pela cauda. O peso varia entre 15 e 30 gramas nos adultos, mas alguns indivíduos podem chegar a 40g. Possui pelos curtos e macios, com uma coloração pardacenta.

Os marsupiais que ocorrem no Brasil não apresentam um marsúpio verdadeiro, ou seja, uma bolsa para carregar seus filhotes. Mas alguns Gambás (espécies do gênero Didelphis) e algumas cuícas maiores, como a Cuíca-de-quatro-olhos (Philander frenatus), possuem dobras abdominais, enquanto as espécies menores, não têm nenhum tipo de proteção para os mamilos. 

Os filhotes da cuíca-graciosa ficam aderidos aos mamilos da mãe mesmo sem a presença de um marsúpio. Para proteger os filhotes recém-nascidos e aderidos aos mamilos, as fêmeas dessas espécies menores não saem do ninho por um tempo, até que os filhotes estejam menos frágeis. Durante este período, elas diminuem seu metabolismo e vivem de reservas de gordura corporal".

Referência das informações: www.museudezoologia.ufv.br/

Informações e fotos: Osvaldo Esterquile Júnior

Nenhum comentário: