sexta-feira, 21 de julho de 2017

Artigo sobre o Recanto Ecológico Rio da Prata é divulgado na Revista Brasileira de Ecoturismo

A Revista Brasileira de Ecoturismo traz em suas páginas o artigo "Análise da Influência turística sobre o comportamento dos peixes no rio Olho d'Água, Jardim (MS)", de autoria de Ana Bilha, formada em Ciências Biológicas pela Universidade de Caxias do Sul.


Segundo a profissional, o objetivo do trabalho foi analisar se o fluxo de visitantes que o atrativo recebe diariamente influencia no comportamento dos peixes no rio Olho d'Água.

Para a realização da pesquisa, Ana Bilha utilizou o método de observação comportamental em seis espécies de peixes que foram monitoradas em área ativa e inativa para a visitação turística, em alta e baixa temporada.

O resultado da análise constatou que, o fator temporada não apresentou influência significativa sobre o comportamento dessas espécies. Da mesma forma, foi possível constatar que, os fatores que tiveram influência significativa foram a área, o horário e a interação entre espécies.

Ainda, por meio desse trabalho, foi possível fazer uma análise comparativa entre comportamentos exibidos por algumas espécies, com comportamentos exibidos em trabalhos anteriormente realizados. Como exemplo foi possível constatar que os pacus (Piaractus mesopotamicus) possuem maior atividade e tendência a alimentarem-se no período da manhã, corroborando o resultado de pesquisas anteriores sobre essa espécie.

"Foi um trabalho muito gratificante de realizar e o apoio e suporte que o Grupo Rio da Prata proporciona aos pesquisadores, é muito importante para a conservação do local e preservação das espécies", concluiu Ana Bilha.

Leia o artigo na íntegra no site:

http://www.sbecotur.org.br/rbecotur/seer/index.php/ecoturismo/article/view/1049/1046

Nenhum comentário: